quinta-feira, 28 de junho de 2007

Senhor!




São rosas prós pobres Senhor

que eles não podem ir aos SACUS,

pois não são seguros

e eu também lá não vou!

(muito menos ao de Vieira do Minho)

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Publicidade



Rastreios organizados pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE) indicam que 70 por cento das crianças do Norte do país têm cárie dentária, disse hoje à agência Lusa fonte do ISAVE.
Das mais de três mil crianças, entre os seis e os nove anos, alunas do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo, de algumas escolas públicas do norte de Portugal analisadas, apenas 30 por cento não apresentam problemas de cárie.
O estudo, iniciado há cinco anos, pelo Departamento de Saúde Oral Comunitária do ISAVE, percorreu já escolas dos distritos de Bragança, Porto, Viana do Castelo e Braga.

(o resto aqui)

E se o rastreio fôr feito pela escola de técnicos de cardiopneumografia, o que encontra? Ou podologistas? ou nutricionistas, ou fisioterapeutas, ou, ou, ou qualquer outro que queira vender ao estado?

terça-feira, 26 de junho de 2007

Sempre ERAM boKas

Está para discussão pública o relatório de sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O documento foi entregue na passada sexta-feira à Comissão Parlamentar de Saúde e deverá ser analisado na quarta-feira na reunião da comissão. No entanto, a deputada socialista Maria António Almeida Santos sustenta que a discussão aprofundada só deveria acontecer quando conhecido a execução orçamental da Saúde do primeiro semestre. Por seu lado, João Semedo, do Bloco de Esquerda, defende que a discussão deve ser feita o mais cedo possível e lembra que o se partido já entregou um requerimento para ouvir o ministro da Saúde. O relatório da sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde já estava pronto desde Fevereiro, mas só agora foi disponibilizado pelo ministro Correia de Campos (aqui)

domingo, 24 de junho de 2007

Verdade ou BOKAS?



Sustentabilidade SNS
Sócrates manda calar ministro da Saúde

O primeiro-ministro deu ordens a Correia de Campos para que o estudo sobre a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não fosse divulgado nem posto em discussão pública

terça-feira, 19 de junho de 2007

Relatório



Maioria das consultas em quatro especialidades médicas já são privadas


19.06.2007 - 18h55 PUBLICO.PT
Um relatório que já está na posse do Ministério da Saúde há quatro meses regista que quatro especialidades médicas estão maioritariamente privatizadas e recomenda a extinção ou fim do financiamento pelo Estado dos subsistemas públicos de saúde.
De acordo com o relatório — elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar medidas que garantam a subsistência do Serviço Nacional de Saúde —, a medicina dentária quase não existe nos serviços públicos, já que mais de 92 por cento das consultas são privadas.Outras das especialidades maioritariamente privadas são a Ginecologia e a Oftalmologia, com uma taxa de privatização na ordem dos 67 por cento. A seguir surgem as consultas de Cardiologia (54 por cento) e de Ortopedia (45,5 por cento). Os autores do documento propõem a redução dos benefícios fiscais em despesas de saúde em sede de IRS; o aumento anual das taxas moderadoras; a revisão do regime de isenções; e a extinção ou fim do financiamento pelo Orçamento do Estado dos subsistemas públicos de saúde, nomeadamente a ADSE. Segundo a notícia da TVI, a oposição parlamentar "está escandalizada" com o facto de o documento ter sido entregue ao ministro há quatro meses e de ainda não ter sido posto a discussão.O relatório está publicado na íntegra no blog do jornalista da TVI Carlos Enes, em http://fragmentosdeapocalipse.blogspot.com/2007/06/o-relatrio-secreto-do-sns-mais-um.html

segunda-feira, 18 de junho de 2007

E quem foi que alterou a lei que permite dizer NÃO?


(saúde em Mirandela na imprensa desde 31/03/2007)
Saúde: Centro hospitalar do Nordeste responsabiliza cirurgiões por encerram...De acordo com o vogal do conselho de administração do CNHE, António Marçôa, os clínicos recusam-se a trabalhar em regime de prevenção à noite, o que obrigará a que, a partir de segunda-feira, deixem d...RTP - Nacional (15/06/2007 18:35)
Centro hospitalar do Nordeste responsabiliza cirurgiões por encerramento da...De acordo com o vogal do conselho de administração do CNHE, António Marçôa, os clínicos recusam-se a trabalhar em regime de prevenção à noite, o que obrigará a que, a partir de segunda-feira, deixem d...RTP - Nacional (15/06/2007 18:35)
Urgências: hospital viola protocolo, diz autarca MirandelaO presidente da Câmara de Mirandela acusou hoje a administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) de violar o protocolo celebrado entre a autarquia e o Ministério da Saúde para a manutenção da urgência médico-cirúrgica no hospital local.Diário Digital (15/06/2007 14:08)
Câmara de Mirandela acusa centro hospitalar de violar protocolo das urgênciasO presidente da Câmara de Mirandela acusou hoje a administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) de violar o protocolo celebrado entre a autarquia...Público - Sociedade (15/06/2007 14:07)

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Bons exemplos


Um juiz canadiano determinou que um homem de 24 anos, que havia atacado a sua antiga namorada, não poderá voltar a ter uma relação emocional íntima nos próximos três anos.
A sentença foi proferida após Steven Cranley, um canadiano de 24 anos, ter admitido a agressão à sua antiga namorada. O juiz determinou que ele não poderá voltar a namorar nos próximos três anos. “Foi a única forma que encontrei de proteger terceiros até que ele obtenha o aconselhamento terapêutico que necessita”, declarou o juiz.
Os médicos diagnosticaram que Cranley sofre de personalidade dependente. Ele atacou a sua antiga namorada, após ela ter terminado a relação. Tentou impedir que chamasse a polícia cortando o fio do telefone e esmurrando-a e pontapeando-a. Após a polícia ter chegado, cortou a sua própria artéria aorta.
Os médicos consideram que Cranley tem dificuldade em lidar com a rejeição e que é altamente provável que volte a cometer o mesmo tipo de acto caso se envolva noutra relação.
O juiz determinou por isso que o arguido “não pode desenvolver uma relação íntima com uma mulher”, decidindo libertá-lo por considerar que os 146 dias de prisão que já tinha cumprido antes do julgamento eram mais do que suficientes para o seu caso. O advogado de Cranley referiu que foi a primeira vez na sua carreira que se deparou com uma sentença de proibição de namoro.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

O resto já sabem


Ministro diz que saúde em Vendas Novas melhorou
Correia de Campos garante que consultas duplicaram na primeira semana
in: Portugal Diário (14/06/2007 16:45)

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Vivam os todo-poderosos


Abaixo os poderosos das SRS e vivam o XIS vezes mais TODO PODEROSOS director(es) executivo(s) dos Agrupamentos de Centros de Saúde.... Xi!!! tantos taxos!

sábado, 9 de junho de 2007

Está quente, quase



http://www.policiajudiciaria.pt/htm/pessoas_desaparecidas/madeleine.htm

http://www.findmadeleine.com/

entretanto consta por aí que:
O diário britânico The Times escreve hoje que os inspectores portugueses responsáveis por encontrar Madeleine McCann fazem almoços de duas horas, durante os quais ingerem bebidas alcoólicas. Segundo o diário de referência, vários investigadores superiores envolvidos na busca pela menina de quatro anos "têm sido vistos regularmente a sair para almoços de duas horas". O jornal identifica os inspectores Gonçalo Amaral e Olegário Sousa e cita um cliente incomodado por os investigadores estarem a rir enquanto a televisão mostrava os pais de Madeleine numa conferência de imprensa em Berlim na quarta-feira. "Os polícias estavam a rir entre eles enquanto [a televisão] estava ligada. Pareciam estar a partilhar uma piada entre eles. Pensei que risos como aqueles em público eram de mau gosto", critica a fonte, não identificada. No The Times pode ainda ler-se que os polícias, acompanhados de outros dois homens, beberam vinho branco, seguido de whisky num almoço na quarta-feira. Confrontado com o facto de os agentes consumirem bebidas alcoólicas durante as horas de serviço, Olegário Sousa terá respondido ao diário que "as pessoas fazem o que querem na sua hora de almoço"."O que é que vocês têm a ver com o que eu bebo ou como? Viu alguém bêbado?", frisou o porta-voz da PJ sobre o inquérito ao diário britânico, que inclui imagens do grupo e do restaurante, em Portimão, na edição de hoje. No entanto, o tablóide Sun garante que um fotógrafo que captou o almoço foi "detido no posto de polícia durante quatro horas e a máquina fotográfica foi confiscada".A tia de Madeleine, Philomena McCann, é citada pelos dois jornais observando que "se fosse com detectives da Scotland Yard [polícia britânica] teria havido um barulho enorme".

quinta-feira, 7 de junho de 2007

gandALEIXO


Grande poeta é o Povo!!!!

Olhando para Lisboa ali tão perto
Lá no alto, de cabelos ao vento
Cristo-Rei foi pregar para o deserto
E deixou os camelos em S. Bento

terça-feira, 5 de junho de 2007

País de ocasos



A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, envolvida na polémica relacionada com a suspensão de um professor que terá insultado o primeiro-ministro, foi esta terça-feira reconduzida no cargo

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Sabe bem, mas...


Olhe o alerta do Instituto de Meteorologia
Risco extremo na exposição solar nos próximos três dias
O Instituto de Meteorologia (IM) alertou hoje para os perigos da exposição solar devido aos raios ultravioleta que nos próximos três dias serão de risco muito elevado ou extremo.